Controle a expectativa, ela pode prejudicar.

Como é poderosa a nossa expectativa sobre nossa tomada de decisões e construção das opiniões, chegamos ao cúmulo de esperar algo impossível só porque criamos uma expectativa gigantesca sobre algo.

Não conheço o autor, mas memorizei bem a frase: "Só porque uma pessoa não o ama como você quer, não significa que ela não o ame com tudo o que pode". Essa frase traduz muito sobre o poder que se pode ter uma expectativa incorreta, pois a analisando, notamos que a frase nos diz que antes de criticarmos uma pessoa por não nos amar como gostaríamos (baseados na expectativa), devemos analisar se realmente criamos uma expectativa de reciprocidade deste amor, além do que a realidade permite, além dos limites do outro e da situação.

Exemplificando, acompanhemos a seguinte narrativa:

Conheci uma mulher que era maravilhosa, linda e muito desejada, e me apaixonei por ela, pois ela não me saia do pensamento e era perfeita, então quando tive oportunidade aproveitei e consegui conquistá-la, ficamos juntos e era maravilhoso, nos beijávamos ardentemente e não pude conter minha criatividade e meu desejo de levar aquela relação adiante. À medida que a relação evoluía, minha expectativa crescia, meu desejo acompanhava, me pegava por horas imaginando como seria maravilhoso o próximo passo da relação, já que nossos beijos cada vez mais ardentes eram maravilhosos e intermináveis e eu me envolvia cada vez mais, Foi quando chegou o grande dia, minha expectativa além do ápice, superestimada e impossível de ser alcançada, realmente não foi alcançada, que decepção, o clima havia acabado e o encanto agora estava quebrado, “nossa, é só isso?” foi o que pensei, foi a sensação que tomos conta de mim e deste momento em diante, as coisas esfriaram até terminar.

Muito tempo depois, conclui que seria impossível me agradar, pois criei uma expectativa fora da realidade.

Podemos perceber pelo exemplo acima, que uma história que tinha tudo para ser eterna, foi interrompida por uma expectativa mal formulada, pois a expectativa é o alicerce da opinião e uma das colunas da tomada de decisão.

Não se deve esperar do outro o que faríamos e o empenho que dedicaríamos, pois cada qual tem o seu ritmo, cada qual tem o seu empenho, cada qual faz as suas escolhas e segue os seus caminhos, devemos então, vislumbrar o resultado final e aguardar que seja alcançado, sem escolher tempo, caminhos e maneiras para tal.

Não espere que o seu sonho seja realizado pelo outro, mas sim controle o seu sonho, para que não precise esperar por algo que não seja possível de se realizar.

CaeGomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suas ações comprovam?

Aliada ou Inimiga?

É especial o que considera especial?