Frustrações Passadas ?

30/06/2010 0 Por Dudu

Nossas experiências nos moldam e nos “direcionam” entre os vários caminhos a seguir, caminhos dolorosos, caminhos gloriosos, caminhos que nos levam a novas lições e evoluções, caminhos que somados com aqueles já percorridos, nos remetem à evolução e ao amadurecimento.
A grande questão é: Como somar os caminhos ? Acredito que a soma é o fator principal de nossa evolução e amadurecimento e é essa soma que nos faz cada vez melhor, com maior base e conteúdo, porém em momento algum, alguém veio a nós dizendo que seria fácil, pois se assim fosse, a abstração das lições encontradas no decorrer destes caminhos não seria a mesma.
Vamos falar de simples lições matemáticas do ensino fundamental, onde primeiro aprendemos que só existem números inteiros, para depois aprendermos que existem outras variações, assim como aprendemos a resolver equações simples e depois equações de segundo grau mais complexas, mas que sem o conhecimento de como solucionar as equações simples, não chegaríamos à solução das mesmas. Assim acontece com nossas experiências encontradas pelos caminhos diversos, é necessário “aprender” e entender antes de somar.
Algumas lições são de difícil absorção e muitíssimo dolorosas, levam tempo, exigem muitos “exercícios”, mas precisam ser superadas e memorizadas, para que não se tornem frustrações as quais jamais esquecemos, nos podando do aprendizado de “novas equações” e de alcançarmos novos caminhos.
É normal do ser humano, depois de uma frustração, generalizar as razões as quais levaram à frustração e como mecanismo de defesa, repelirem por completo estas razões, mas esse é o procedimento correto ? Qual a garantia de que os motivos que me levaram a me frustar irão novamente me causar tamanho impacto e os mesmos sentimentos ?
Acredito que nada é igual e o que aconteceu no passado jamais se repetirá, sim “jamais” se repetirá, e digo o porque, quando caímos e ralamos o joelho, nossa pele se regenera, mais forte, com mais vigor e maior flexibilidade, podemos cair e ralar novamente o joelho, mas de posse do conhecimento que vai melhorar e que a pele que irá crescer será mais forte do que a anterior, que já era mais forte do que a original, perdida no primeiro tombo, por isso as coisas não são iguais, “SOMA”.
Não devemos esquecer o passado, mas unicamente pelo fato de que devemos lembrar que superamos, que fomos capazes de cair e depois levantar, pelo fato de que agora temos o conhecimento do nosso poder, da nossa perseverança, da nossa predestinação à continuar sempre em frente.
Tenham a certeza de que nada jamais será como foi, pois o conhecimento é soma, é bagagem a qual sempre nos acompanha e aumenta o peso que temos que carregar, mas também a força que temos para agüentar este peso.
Deixemos o passado para trás, deixemos de lado nossas frustrações, nossos erros e más escolhas, mas jamais nos separemos de nossas memórias e nossa certeza de que sempre seremos capazes de superar, por pior que seja, não porque uma fonte qualquer sugere, mas porque vocês estão onde estão e chegaram ai sozinhos, olhando para trás podem ver o quão longo e duro é o caminho percorrido e o resultado alcançado, que por mais que não seja o esperado, é um resultado suado !
Lembrem-se que é dificílimo deixar de lado as frustrações e erros e carregar apenas a essência, as lições, mas é o que devemos buscar, para cada vez mais, aprimorarmos a busca por novas lições e ensinamentos, que sabemos que nunca terminam e sempre serão necessários !
A capacidade esta dentro de cada um de nós, podemos enxergar, esperar que alguém nos mostre ou até mesmo esconder, mas ela continuará sempre lá, o caminho e as escolhas são nossas, mas a responsabilidade geradas por eles também.
Boa Semana.

CaeGomes
Carlos Eduardo Pereira Gomes