Ansiedade

Muitas vezes me pergunto se a ansiedade ajuda ou atrapalha e quase sempre chego à conclusão de que mais atrapalha do que ajuda, para falar a verdade não me lembro de ter chego a conclusão de que ela ajudou em alguma coisa.

A ansiedade é um sentimento no qual deve ser controlado, mas é um dos sentimentos mais difíceis de se controlar, muitas vezes implica até em problemas físicos, caso de pessoas que comem demais quando ansiosas ou até mesmo as que fumam demais, implicando na saúde, a questão é, a ansiedade não traz nada que possa te ajudar na busca do objetivo, muito pelo contrario, aumenta a sua expectativa consideravelmente, tornando ainda mais difícil a satisfação da expectativa alcançada.

Claro que a ansiedade nos faz pensar e refletir sobre aquilo que ansiamos e nos faz planejar mais detalhadamente sobre algo que ainda virá, mas será que focados no planejamento de como será, conseguiremos identificar os imprevistos e as variáveis do problema como um todo ?

Conheço diversas pessoas que passam ou já passaram por situações as quais esperavam o retorno de uma outra pessoa, no relacionamento por exemplo, espera que a pessoa amada corresponda aquele amor, espera ter chance de mostrar o quanto ama a pessoa pretendida, ou até mesmo espera o comprometimento com algum compromisso proposto, e que ficaram por demais ansiosos, aumentaram absurdamente a expectativa pelo que ansiavam, planejaram como seria, o que fariam e tudo mais, mas sofreram muito com o consumo da dúvida, chegando até a desistir na espera em muitos casos, ficando amargurados e descrentes.

A dúvida consome demais e aumenta a ansiedade, se não sabemos o que esta por vir, torcemos pelo que desejamos, mas melhor seria tentar esperar racionalmente e treinar exatamente esse estado de espera racional, refletindo sobre aquilo que espera, refletindo sobre os motivos os quais te colocaram nesta situação, refletindo sobre os motivos os quais te fazem merecer ou não uma resposta positiva ou negativa.

Fácil claro que não é, mas tentar é exatamente o que nos faz aprender a controlar a expectativa e a ansiedade, aumentando muito a facilidade de traçarmos expectativas mais realistas e fáceis de serem alcançadas, tornado-se o principal motivo de felicidade no dia a dia.

É muito mais fácil alcançar pequenas metas do que uma única meta, maior e mais complexa !

Não esperem que eu diga como controlar a ansiedade, pois o processo de descoberta de como fazer se faz necessário para todos e é a primeira maneira de controlar seus anseios !

CaeGomes

Comentários

  1. No meu caso sou ansiosa desde sempre, com 12, 13 anos roendo unhas e até hj me encontro nessa "roeção". Vi que o motivo da minha ansiedade é querer ter controle sobre coisas, pessoas e situações e não conseguir, sempre imaginando lá na frente o que poderá acontecer, esquecendo de focar no agora, demonstrando ainda imensa falta de fé, fazer o que né? Ser imperfeito em evolução é assim mesmo. É preciso aprender a "tocar o foda-se" e ser feliz.

    ResponderExcluir
  2. Me responde uma coisa, se tivesse o extraordinário poder de controlar tudo e todos, como aprenderia ? de onde tiraria lições ?
    Todos estamso sim em evolução constante, mas as melhores ferramentas para a evolução são as reflexões sobre as coisas incontroláveis !!!

    ResponderExcluir
  3. A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.
    A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.
    A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação.

    http://www.psicosite.com.br/tra/ans/ansiedade.htm

    Uma dica: uma das melhores terapias para controlar a ansiedade é fazer acumpuntura.
    Bjs
    Branca

    ResponderExcluir
  4. Se não refletisse sobre elas, não teria identificado a necessidade de evolução.

    ResponderExcluir
  5. Flaviana, não quis dizer que não reflete sobre elas e nem que não tenha tido as identificaçòes necessárias, quis apenas mostrar que é exatamente isso que leva à evolução e que não se cobre pela "roeção".

    Branca, primeiro obrigado pela visita, compareça sempre que desejar.
    Sim a Ansiedade é por diversas óticas uma excelente ferramenta para evolução, auto-preservação, nos traz reflexões e ensinamentos diversos. Ter controle sobre ela significa entender sua existência entender que ela é necessária, entender que ela auxilia e até conduz.

    Na vida a jornada é o mais importante e nào o objetivo da jornada !!!

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suas ações comprovam?

Aliada ou Inimiga?

É especial o que considera especial?