Controle dos Pensamentos





“Os pensamentos são como pássaros. Não podemos impedir que voem, mas podemos impedir que façam ninhos sobre nossas cabeças.”

Certa vez estava conversando com uma amiga que saiu com um rapaz. Disse que o encontro foi maravilhoso, porém o rapaz não a procurou mais. Antes do encontro, eu havia dito pra ela não criar expectativas e que existia a possibilidade do sumiço, mas ela não conseguiu e criou muita expectativa, mas depois do encontro, ela me deu razão e disse: “O pior é que não consigo parar de pensar nisso”.

Então me lembrei das tantas vezes que me esforcei (e me esforço) para espantar determinados pensamentos da mente, das tantas vezes que criamos expectativas muito acima das reais probabilidades e das tantas vezes que pensamos demais. Faz pouco tempo que iniciei esta tentativa de controle da mente (por volta de um ano), mas já posso dizer com certeza que é possível controlar o que se pensa, controlando assim sua expectativa e colhendo com isso muitos frutos além de pés no chão.

Acredito que o segredo é vigiar o que se pensa, sempre procurar refletir sobre os possíveis resultados de suas ações (aquele famoso pensar antes de agir, para não ter as ações dominadas pela impulsividade) e substituir um pensamento por outro.

Talvez esteja se perguntando, mas o que eu ganho com isso?

Controlar os pensamentos é controlar as expectativas, os pré-valores, os pré-conceitos, ter uma qualidade maior de reflexão quando analisa uma situação e principalmente ter um maior controle sobre suas ações, encarar as novidades como novidade, desprovido de conceitos e valores e absorvendo muito mais informação.

Um exemplo: Você está no trabalho e do nada se pega pensando numa situação desagradável ou algum problema e não consegue parar de pensar nisso, o que te deixa tenso, tira seu foco do trabalho, te deixa dispersivo, aumenta o risco do erro. Ao detectar este pensamento, troque-o por outro que seja interessante pra você e que te traga alegria e tranqüilidade ou qualquer outro sentimento bom, pois existem momentos mais propícios para pensar nos problemas, momentos onde a qualidade da reflexão é muito maior e a visualização da solução muito mais fácil e rápida.

Substitua um pensamento do tipo: “Não vou mais conseguir ser feliz sem ele (a)” por outro do tipo: “Agora vou poder viajar com minhas amigas usando aquela mini saia que ele odiava” ou “Agora posso novamente ter tranqüilidade para falar com minhas amigas”.  Você substituiu um pensamento de auto-sabotagem por um de liberdade e alegria, planejando algo que te fará mais feliz.

Se esta substituição não funcionar, busque uma distração para tirar o foco momentaneamente, levante e vá para outro ambiente por alguns minutos, caminhe pela rua, olhe pela janela, simplesmente sinta o vento, o sol, o frio ou o calor, mas desta vez é preciso limpar a mente e não pensar em nada, prestando atenção nos detalhes das coisas à sua volta, com passos desacelerados, sem reflexões, sem pensamentos.

Assim como citado na frase inicial, não podemos impedir que os pensamentos apareçam, mas podemos impedir que eles permaneçam e influencie nosso estado de humor, apetite, ânimo, nosso sono e até nossas atitudes.

Deixe a sua mente te acusar e te criticar o quanto quiser, pois é exatamente isso que nos remete à evolução, mas tome as rédeas, gerencie as informações que circulam por ela, mas claro, depois disso, trace o plano de ação e coloque-o em pratica, pois apenas pensar não resolve os problemas.

“Dispa-se dos valores e conceitos diante do novo para que o novo tome conta de você”

CaeGomes

Comentários

  1. E ai Carlão !!!!

    Cara pensamento muito louco, me vi nessa situação.
    E graça a Deus sei muito bem controlar meus pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Que bom mano, se você sabe controlar é porque sabe o perigo de deixar a mente fluir sem controle e provavelmente ja deve ter tido problema com isso.
    É isso ai, nossas experiências nos moldam e nos tornam cada vez melhores !!!
    Obrigado pela visita e volte sempre que desejar !!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. È uma arte difícil...
    Precisamos de muito treino...
    Principalmente a mulherada que sonha muito...
    E cria expectativas que não são reais...
    Obrigada pela visita ao blog...
    felicidades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Sutileza das lições da vida

O outro lado da moeda

Suas ações comprovam?