Superação

01/10/2010 0 Por Dudu


Superação é uma palavra forte, rica e complexa, que conota força e traz novamente a paz e a tranquilidade que se ausenta nos momentos difíceis.
Mas porque é tão difícil de atingir seu significado? Como superar determinada situação complexa, quando as ações necessárias não são de nossa responsabilidade e nem possíveis a nós?
Tamanha complexidade não proporciona metodologia nem roteiro a ser seguido, não existe fórmula que nos garante sucesso satisfatório nem sequer facilitar o cumprimento de tal tarefa.
Quando nos vemos em situação difícil tende-se a ficar consumido pela angústia, tristeza e amargura e o caminho a se seguir se torna obscuro, nos sentimos sem forças para prosseguir na batalha, sem imaginação para encontrar o melhor caminho e sem visão para enxergar a saída.
Com toda sinceridade e sensatez do mundo, acredito que continuar lutando é o melhor a ser feito, claro que muitas vezes demoramos a perceber que já estamos no meio de uma batalha, inertes e cada vez mais no prejuízo, tal qual alguém se afogando e se debatendo, se dirigindo cada vez mais para o fundo, mas continuar lutando mesmo sem forças, nos mostra que temos condições de seguir em frente, que temos condições de perseverar e que estamos fazendo tudo possível ao nosso alcance para superarmos a adversidade que nos encontramos.
Se encontrar em dificuldades requer paciência e humildade acima de tudo, paciência para continuarmos envoltos por situação adversa por tempo indeterminado, acreditando que a luz ainda virá e humildade para reconhecer que é impossível termos o controle sobre todas as situações adversas as quais passamos, humildade para reconhecer que às vezes necessitamos de ajuda, para reconhecer que também erramos e que também nos perdemos.
Ter consciência do cenário como um todo, nos traz a facilidade de conhecermos o tamanho do problema, apurando melhor o tempo necessário para a superação do mesmo, trazendo serenidade para planejar melhor o rumo a seguir.
Claro que sei que não é fácil, claro que eu também estou sujeito aos mesmos erros, ao desespero e à fadiga no meio da batalha, mas saber o que se deve ser feito é o primeiro passo, se iremos conseguir cumprir com o planejamento e se teremos forças suficientes para tal, é uma verdadeira incógnita.
Por ser estreita a senda – eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.”
Caminhemos sempre em frente, pois és certo que ele nos acompanha e nos proporcionará ferramentas valiosíssimas conhecidas também como amigos e familiares para encontrarmos a luz no final da jornada.
CaeGomes