Egoísmo Equilibrado

17/07/2012 0 Por Dudu



Hoje vemos o egoísmo como defeito, mas antigamente ele já esteve na condição de qualidade. Sem lógica para os dias de hoje certo? Mas tem explicação, nos primórdios da raça humana, os homens “das cavernas” precisavam agir com egoísmo por questão de sobrevivência, apesar de andar em bandos a lei do mais forte fazia a seleção natural e parte da condição evolutiva.
Só que milênios se passaram e hoje em sociedade (apesar de muitos ainda explicitamente ou não, pensarem assim), não podemos justificar nossas ações por sobrevivência.
Segundo os ensinamentos de Jesus, devemos amar ao próximo como a nós mesmos, não esquecendo que nossas ações geram conseqüências, reações as quais são iniciadas por nós mesmos.
Só temos condições de amar o próximo quando nos amarmos verdadeiramente, quando nos aceitamos e estamos bem de corpo e alma, mas pensar em nós antes do outro não seria egoísmo? E egoísmo hoje não é defeito? Pois é a complexidade esta exatamente neste ponto, precisamos acrescentar um fator muito primordial nos dias de hoje: O EQUILIBRIO.
O tão sonhado equilíbrio, sim ele é o mais importante na vida, bem e mau, agressivo e passivo, egoísta e generoso, individual ou coletivo, em tudo o equilíbrio deve existir, tão certo como os opostos também devem, pois sempre vai existir momentos na vida onde necessitaremos ser agressivos, maus, individualistas, egoístas, bons, calmos, generosos, etc. Tudo por um bem maior, tudo por um resultado correto lá na frente, resultado esse que justifique essas ações, que isoladas não condizem com a postura de uma pessoa correta e de bem.
Exemplificando, na criação de um filho, os pais devem ser sempre bons, calmos e permissivos? E o resultado final, os fins justificam os meios?
A vida é feita de equilíbrio, existindo momento pra tudo, inclusive as coisas que isoladas costumamos abominar, como o próprio egoísmo, por exemplo, ser bom ou mal não implica em dizer sim para tudo, fazer tudo que um filho deseja, permitir tudo, isso não é bondade é inconseqüência, é justamente dar margem ao egoísmo extremo. Educar é Amor, dizer não também faz bem, o extremo é sempre prejudicial, quer seja 8 ou 80, é necessário ver sempre o prisma do outro lado.
Usei a criação de um filho justamente por ser um exemplo comum a todos e por existir diversos momentos onde o equilíbrio se faz necessário, mas ele é requerido em tudo na vida e muito nos ensina incondicional na vida é somente o fato de que tudo na vida é condicional, tudo é mutável e tem diversos lados.
CaeGomes