Tempo de Maturação




Tempo de maturação pode ser definido como o tempo que cada pessoa supera uma dificuldade, sendo que esse processo possui algumas fases:

·         Sofrimento e decepção pela concretização da dificuldade;
·         Admitir que algo deu errado;
·         Reflexão e introspecção na busca dos motivos que originaram o ocorrido;
·         Identificação do que é concreto e o que é Hipotético;
·         Analise dos caminhos possíveis a serem seguidos;
·         Aprendizado das lições disponíveis;
·         Tomada de decisão do caminho a seguir e das ações a serem tomadas.

Como podemos ver, o tempo de maturação é algo bastante complexo, trabalhoso, difícil, e introspectivo ao extremo, não possui fórmula nem regras, não possui atalhos, não possui certo e errado, é um processo individual, a qual cada individuo tem o seu tempo, tem a sua maneira de gerenciar e vivenciar, tem a sua maneira de visualizar, totalmente única e singular.

Cada individuo tem uma relação única com o seu eu interior, se cobra a sua maneira, se vê a sua maneira, admite ou não os seus erros também a sua maneira, não estamos falando de uma ciência exata a qual existe um porque para cada vírgula, sintomas, antídotos e contraindicações, cada caso é um caso singular, não é algo explicável de maneira coletiva, estamos falando do núcleo de cada ser, totalmente instável e obscuro, desconhecido e inexplicável.

O que podemos definir com clareza é o fato de que todos nós temos capacidade e força para superar toda e qualquer dificuldade que viermos a nos deparar no decorrer de nossas vidas, por mais complexas e densas que possas parecer, por mais consumidoras e devastadoras que possam nos ser apresentadas, sempre teremos a capacidade e a força para superar, mas para tal, é preciso que nós tenhamos o desejo de superar, que lutemos para tal, que foquemos em concluir as etapas acima apresentadas, para que possamos evoluir e amadurecer, nos tornarmos pessoas melhores, em busca do bem e da sabedoria.

É normal e completamente compreensível que duvidemos de Deus, que percamos a esperança, que desanimemos enquanto estamos passando pelo tempo de maturação, pois as dificuldades costumam ser intensas e densas, mas é exatamente nestes momentos que encontramos as maiores ajudas, internas ou externas, é nesses momentos que descobrimos os verdadeiros amigos, que nos aproximamos dos familiares, daqueles que realmente querem o nosso bem, nessas horas que descobrimos o quão forte somos, descobrimos que somos capazes de superar tamanha dificuldade, de superar nossas próprias expectativas e descobrimos que as lições que imaginávamos serem impossíveis de aprendermos, só dependem de nossos esforços.

As dificuldades que passamos em conjunto, quer seja um casal, quer seja em família, o tempo de maturação continua sendo individual, não é porque você conseguiu superar e concluir todas as etapas e evoluiu, tomou sua decisão, que o parceiro ou as outras pessoas envolvidas também compartilham das suas lições e tenham concluído o processo, nesses casos é de extrema importância que respeitemos o tempo do outro, precisamos dar espaço, liberdade para que o outro aprenda assim como você sozinho aprendeu, é preciso acreditar que o outro tem capacidade de evoluir e aprender assim como você, este é um processo que somente o fato de que todos temos poder e capacidade de aprender é que é igual, pois os meios e caminhos que cada ser percorre são somente conhecidos por eles mesmos.

Você se encontra em uma situação difícil, esta tentando superar uma dificuldade, uma perda, uma decepção, uma separação, uma desilusão, tenha foco e determinação, busque superar o tempo de maturação, levando sempre em consideração que tudo na vida é eterno enquanto dura, que somente Deus tem o conhecimento do futuro, que nada é definitivo, você perdeu alguém, supere o tempo de maturação e esteja pronto para o reencontro (mesmo a perda pelo desencarne, a reencarnação ou o encontro pós morte é plenamente possível, independente de sua crença), você se decepcionou com alguém, supere o tempo de maturação e respeite o tempo de maturação desta pessoa que as coisas irão se acertar, você esta se separando de alguém, supere o seu tempo de maturação e espere e respeite o tempo do outro, que tudo irá se resolver.

Nada é definitivo, aquilo que esta destinado a ser seu, assim será, quer seja nesta ou em outras vidas, quer demore ou seja rápido, as vezes a vida nos proporciona oportunidades incríveis de aprendizado, mas somos teimosos e só aprendemos com a dor e com o sofrimento, logo, passamos por dificuldades que as vezes nos parecem que não iremos aguentar, que não entendemos o motivo, mas que quando superamos e conseguimos ter uma visão macro de todo o processo, percebemos o quão perfeito é a vida e o quão valioso nos foi termos passado por tal situação, por tal dificuldade, que superada nos traz imensa felicidade e realização, mesmo que esse tempo de maturação demore anos, ou até mesmo vidas, é certo que o que nos esta destinado, por nós será encontrado.

Abaixo dois trechos de uma música de Laurin Hill bastante adequada ao tempo de maturação e bastante inspiradora:

I Gotta find Peace of Mind   |   Eu tenho que encontrar a paz de espirito

…i wanna understand the meaning of your embrace   |   Oh, eu quero entender o significado do seu abraço
i know from now i have to face the temptations of my past…   |   Eu sei que a partir de agora eu tenho que enfrentar as tentações do meu passado

... He says is impossible,   |   ...Ele diz que é impossível,
but i know is possible   |   mas eu sei que é possível
he says is improbable   |   ele diz que é improvável
but i know it's tangible   |   mas eu sei que é tangível
he says it's not grabbable   |   ele diz que não é alcançável
but i know is haveable   |   mas eu sei que é atingível
because anything is possible...   |   porque tudo é possível...

CaeGomes

Comentários

  1. Muitíssimo interessante... Acho que é aquele tipo de texto que de tempos em tempos é bom ler novamente....

    ResponderExcluir
  2. Palavras são lindas em sua essencia de mudança...porém todas jogadas ao vento,quando o ser humano por si só escreve em efeito de ''Papagaio'' que só fala,sem atitudes.Parabéns pelas Palavras Rapaz,q Deus o abençoe. tsc ..

    ResponderExcluir
  3. Vc esta tão inspirado, compartilhe sempre eu gosto muito! Vou compartilha algo que escrevi! E um tema que é muito confuso e não sai da minha cabeça quem sabe vc se inspira e me ajuda com um texto de opinião forte! ;-)

    ResponderExcluir
  4. Tem uma frase que diz: Quem pensa no tempo também perde tempo. Como seres pensantes nós temos a capacidade de pensar e imaginar milhares de situações e numa fração de segundos ja nem lembramos mais.Nosso cérebro é pródigo em criar e recriar varias situações durante um dia. O tempo de maturação e suas fases é decorrente do nosso ciclo de aprendizado e maturidade não existe uma idade ou um tempo para que possamos atingir esse equilíbrio é tudo muito subjetivo, temos que ter em mente que nada é real e que tudo é transitório, vivemos num mundo de consumo e ilusões nosso cérebro cria estas situações. E esse tempo de maturação almejado e desejado que todos procuramos mais que na realidade muitos poucos conseguiremos alcançá-los. Costumo dizer que o tempo passa pra todos e todos evenlheceremos isso é inerente, mais existe uma parte de nosso corpo que necessitamos preservar e conservar o máximo o nosso cérebro quanto mais tempo conseguirmos fazer com que ele não evelheça melhor, apesar que precocemente muitos envelhecem antes do tempo, acredito piamente que assim conseguiremos ser mais tolerantes e compreesivos com nós e com os nossos próximos.talvez esteja ai o almejado TEMPO DE MATURAÇÃO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suas ações comprovam?

Aliada ou Inimiga?

É especial o que considera especial?