Qual é a dúvida ?




 
Nos dias atuais tenho sentido falta de posicionamento, as pessoas não estão preparadas para se posicionar e assumir uma opinião, não buscam informação, conhecimento e sabedoria, com isso são dominadas pela insegurança, medo de não ter sucesso na busca por ser aceito no meio ao qual estão inseridos e por não estarem próximos de dominar a rejeição, se mantêm fora do foco, na zona segura.

Porque sim e porque não, são respostas que não devem ser aceitas, pois toda opinião é fundamentada, teve uma prévia reflexão, é baseada na soma das experiências vividas, no histórico e amadurecimento pessoal, nos exemplos vistos, nas convicções existentes, entre outros milhares de motivos que justificam a não aceitação de uma resposta não posicionada.

Posicionar-se deveria ser a postura natural das pessoas, algo feito naturalmente, algo comum para qualquer pessoa, não precisa de treinamento, curso, nem conhecimento específico, apenas uma mudança de postura, coragem para defender um ponto de vista, uma opinião. Faça um teste consigo mesmo, pense em alguma coisa que gosta de comer, depois faça mentalmente a pergunta sobre o porquê você gosta de comer o que escolheu, responda a sua pergunta com pelo menos três fatores, acostume-se a sempre refletir sobre todas as suas opiniões e tenha sempre os motivos que te levaram até esta opinião, claros e fundamentados em sua mente.

Você deve estar se perguntando: Mas porque me posicionar sobre tudo, porque me expor ao risco de meus argumentos não serem aceitos, não serem adequados? Este é o ponto, ninguém necessita de aprovação alguma que não seja sua própria crença e convicção, quando temos definidos e bem fundamentados em nossa mente os nossos posicionamentos, o externo não tem importância alguma, embora seja importante ouvir e analisar outros posicionamentos.

Não confunda o fato de priorizar as respostas interiores com arrogância e egocentrismo, pois na jornada da reflexão sobre os fundamentos de seus posicionamentos vai ser considerado outras opiniões além da sua, o que garante que depois de concluir a respeito de qualquer coisa e se posicionar, não seja mais necessário mais nenhuma opinião.

Talvez este texto esteja desconexo e confuso para você, talvez você não tenha entendido e percebido os benefícios de se posicionar ou até tenha concluído que não deseja se tornar uma pessoa que sempre se posiciona sobre tudo, que fundamenta bem suas opiniões, que possui argumentos convincentes e coesos, se não entendeu, leia novamente, quantas vezes julgar necessário para que o entenda, se não deseja buscar esse perfil, saiba os motivos pelo qual não deseja, embora seja um posicionamento.

Sou um pouco saudosista e lembro com muita clareza de quando era garoto, o quanto eu ficava fascinado com pessoas cultas, que sabiam conversar sobre todos os assuntos, bons de oratória e com didática na exposição dos seus pontos de vistas, sempre se posicionando de maneira segura e a busca por ter essas qualidades que me fascinaram quando garoto, que me tornaram uma pessoa melhor, esta busca pode trazer resultados satisfatórios para qualquer pessoa que tiver essa disposição, mesmo sendo este resultado individual e sem padrão, sem certo e errado, mas apenas transformador.

CaeGomes

Comentários

  1. Na realidade quando nos posicionamos a respeito de qualquer assunto relevante ou não, acabamos causando direra ou indiretamente interrogações, reflexões quanto ao contexto da situação em si, se colocada com clareza e sinceridade sem superficializações podem ser extraído resultados positivos ou negativos, se soubermos capitar essas energias em nossa mente sem preconceitos pré concebidos nos levará a sermos mais críticos e consequentemente mais tolerantes, para se chegar a esta posição devemos nos dispor de nossas vaidades nos colocando no lugar da pessoa ou da situação em contexto, para se chegar neste ponto é necessário uma mente aberta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Sutileza das lições da vida

O outro lado da moeda

Suas ações comprovam?