Ser, Merecer e Querer

15/08/2016 0 Por Dudu


Parafraseando o famoso livro que também virou filme, essa é exatamente a ordem correta dos verbos na vida real, é preciso SER para MERECER QUERER alguma coisa, em todos os aspectos, a premissa de qualquer desejo é merecer este desejo, ser o que deseja é o melhor caminho para o merecimento, deseja respeito, seja respeitoso, deseja dinheiro, seja trabalhador, comprometido, as conquistas sempre serão de merecimento e é preciso agir para merecer, sendo a falta de ação a maneira de merecer o resultado negativo.

Um exemplo comum é a falta de respeito nos transportes públicos em horário de pico, uma pessoa entra no metro e se posiciona na porta mesmo com espaço fora dela, não respeitando assim o espaço dos demais, em outra estação, se for empurrada – única maneira de entrar no metrô em muitos casos – ela se sentirá ofendida e vai reclamar que seu espaço e sua pessoa não foram respeitados, sem se atentar que o desrespeito foi iniciado por ela, sendo assim escolha dela, essa é a causalidade da vida, causa e efeito, ação e reação, merecimento premeditado ou inconsciente.

Olhar para o espelho, olhar para si mesmo e se encontrar, enxergar os seus erros, seus pontos fracos, seus pontos que necessitam de melhora é muito difícil, muito mais fácil é enxergar o erro alheio, porque julgamos as pessoas sem emoção, friamente, sem envolvimento, agora procure ao fazer esse julgamento se colocar na posição do julgado, eu também sou assim? faria desta maneira, agiria do mesmo modo?

Não enxergue o sucesso alheio, enxergue a trajetória que levou a ele, tenha empatia, faça o exercício de se colocar no papel principal e imagine qual a sua capacidade de ação tendo o cenário e as condições que teve o protagonista deste sucesso, quais seriam suas escolhas, qual seria sua capacidade de absorção das lições proporcionadas durante a trajetória, o que teria merecido, qual seria o resultado, é plenamente possível aprender e crescer observando o próximo, mas é necessário observar corretamente, sem julgamento e com empatia e respeito, você observa ou julga? Merece o que deseja? CAUSALIDADE, memorize essa palavra, saiba o que significa.

CaeGomes