Entender é maior que Gostar

30/01/2017 0 Por Dudu
 
Entender qualquer coisa demanda tempo analisando e refletindo sobre como, quando e porque, sendo esta analise desprovida de sentimento, opinião, valores, pré-conceitos já formulados, só se faz necessário saber como, quando e porque para entender qualquer coisa, não é preciso gostar, não é preciso ter uma opinião formada a respeito, não é preciso sequer ter um conceito já formado ou estar de acordo com os seus valores, basta apenas ter disposição para dedicar um tempo analisando e refletindo sobre.
A ordem cronológica correta deveria ser entender, refletir/analisar e opinar, tendo uma opinião formada sobre tudo independentemente de gostar ou não, mas nos dias atuais onde as redes sociais trouxeram um incorreto “benefício” de se esconder atras de um perfil que não necessariamente é real, vemos as pessoas opinarem e até defenderem inúmeros assuntos que nem sequer entendem, chegando em alguns casos mais extremos a personificar esta defesa ou opinião, permitindo desta maneira que o gerenciamento fique a cargo da força da maré da vida.
Um clássico exemplo é a politica onde a maioria da população diz não gostar e por isso não tem interesse em entender, acarretando em uma fácil manipulação da classe politica que controla a grande massa a seu bel prazer elegendo por exemplo um artista publico sob a mascara do voto de protesto, que sem o entendimento é facilmente “comprado”.
Entenda tudo que pode e busque conhecimento para passar a entender aquilo que hoje não pode, formule seus conceitos e valores apenas depois de entender, tenha valores e conceitos, opinião formada sobre tudo mesmo que você não goste do tema e não tenha interesse em se aprofundar, pois estar ou não à deriva na maré da vida depende única e exclusivamente de entender tudo que pode, para ter base e conhecimento para fazer as melhores escolhas, sendo que se manter inerte na obscuridade da ignorância também é uma escolha sua, como quando e porque você tomou as rédeas da sua vida e navegou em direção aos melhores caminhos para sua jornada? Entende isso? Qual a sua opinião a respeito? Quais valores e conceitos fundamentam sua opinião?
Mais entendimento e menos opinião, mas se preferir, mais opinião com entendimento.
CaeGomes