Preceito




No dicionário preceito está definido como: Regra; aquilo que se aconselha fazer ou praticar. Ensinamento; o que se ensina. Prescrição ou ordem; ação de prescrever. Norma ou mandamento (Religião).

Podemos concluir então que preceito são regras que devem ser seguidas sem estarem impostas, ou seja, regras que você deve seguir sem ser obrigado a seguir, mas sabendo que são as regras que norteiam e controlam adequadamente e sem elas reinam a anarquia e o caos, você as segue por entender que são elas que te direcionarão para o melhor caminho.

Agora que temos a definição e o entendimento, surge a pergunta que devemos obrigatoriamente responder em nosso intimo, quais são os nossos preceitos? Quais são as nossas regras pessoais que entendemos ser aquelas que nos norteiam e fundamentam nossa verdade?

Nossos preceitos devem estar bem definidos, bem entendidos por nós e sempre na mente e no coração, são eles que fundamentam a nossa verdade e nos conduz pelo caminho do bem, são imprescindíveis para que nossa existência tenha um real e verdadeiro sentido, por isso tem a necessidade de serem claros e bem definidos.

Além dos preceitos individuais existem os preceitos dos meios em que cada individuo esta inserido, sendo que muitas vezes esses preceitos se conflitam e podem até sofrer alterações, com a evolução ou regresso desses meios em que o individuo se encontra inserido ou com a evolução ou regresso do próprio individuo, por isso é essencial que cada pessoa dedique bastante tempo e foco com muita inteligencia e perspicácia na definição dos seus preceitos.

É preciso garantir que os seus preceitos estejam de acordo com seus valores e sua verdade, não conflitantes com os preceitos do meio em que esta inserido, em estando conflitante é necessário o entendimento das prioridades entre os diferentes valores que fundamentam os preceitos em conflito, é preciso garantir também que seus preceitos estejam atualizados e condizentes com a atualidade, entendendo que a vida é dinâmica e tudo está em constante evolução, mas enxergando com clareza quais são os preceitos que podem ou devem ser atualizados e quais são atemporais e imutáveis.

Seu caráter, sua verdade, seus valores, dependem única e exclusivamente do seu amor e o quanto você se dedica na missão de mante-los de maneira que te conduzam pelo melhor caminho possível dentro do seu entendimento, conhecimento e maturidade (pessoal e espiritual), faça dos seus preceitos a sua melhor ferramenta em favor da manutenção e continuidade do melhor caminho, entenda e mantenha sempre ativo na mente e na memória que essa é a ferramenta que fundamenta a sua existência e que não existe existência desgovernada ou caótica, siga seus preceitos para que os preceitos da vida não sigam você para te forçar a seguir os seus preceitos.

CaeGomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suas ações comprovam?

Aliada ou Inimiga?

É especial o que considera especial?